Total de visualizações de página


quarta-feira, 18 de julho de 2012

 Realização dos encontros com as famílias de crianças de 06 a 15 anos que frequentam o Serviço de Convivencia e Fortalecimento de Vínculos na localidade Sitio Angicos. A temática do encontro foi  "A qualidade da relação pais e filhos" contou com a presença da Coordenadora do CRAS - Nisia Chaves e da Coordenadora do SCFV de 06 a 15 anos, Simone Pinheiro, que acompanharam o trabalho das Tecnicas: Ana Veroncia e Andrea Maia.

 


 
 





SERVIÇO DO PAIF - CRAS SÃO JOSÉ









Serviço de Convivencia e Fortalecimento de Vínculos









Encontro das famílias com crianças de zero a seis anos atendidas pelo Serviço de Convivencia e Fortalecimento de Vínculos no CRAS.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Familia - PAIF





Atuação da equipe técnica do CRAS durante os encontros com as famílias que tem crianças e adolescentes no Serviço de Convivencia e Fortaleciment de Vínculos de 06 a 15 anos da Sede. Foi realizada a acolhida, dinâmica de integração e abordada a temática sobre as dificuldades de educar os filhos. A Assistente Social - Ana Veronica e a Psicologa Andrea Maia tiveram o apoio dos estagiários de Serviço Social: Rafael, Regina e Lindenice.

NOSSA INSTITUIÇÃO - CRAS: CASA DAS FAMÍLIAS

O CRAS do municipio de São João do Jaguaribe iniciou o processo de implantação em agosto de 2005 e foi definitivamente implantado em outubro do mesmo ano através do processo de habilitação dos municípios nas modalidades de gestão inicial, básica e plena conforme o Sistema Único de Asistencia Social -SUAS. Inicialmente funcionou em casa alugada situada à Rua dos Beneditinos e em 2006 passou a funcionar na Rua Cônego Climério Chaves, 199 no Centro da Sede do municipio. Sua localização foi estrategicamente definida para facilitar o acesso das famílias que necessitam dos serviços socioassistenciais, com base nos estudos das áreas de maior vulnerabilidade do município, foi identificado que entre as 10 maiores localidades que possuem familias beneficiárias do Programa Bolsa Familia em primeiro lugar, destacou-se a Sede do municipio com 400 familias. O CRAS é considerado urbano por estar localizado na Sede, mas abrange outras localidades consideradas pólos de atendimentos das localidades da zona rural circunvizinhas destacando-se: Pólo do Sitio Angicos( atendendo também as famílias das localidades Boa Vista, Raposo e São Brás), Pólo do Sitio Pinto ( atendendo também as famílias das localidades Garça, Carnaubal e Côcos) Pólo São José ( atendendo também as famílias das localidades Bom Jesus e Varzea Alegre) Pólo do Mundial ( atendendo também as famílias das localidades Tapuio, Charneca e Assentamento) Pólo do Mocós ( atendendo também as famílias das localidades Pasta, Barra do Figeiredo, Itapagipe, Volta e Açude Velho) o Pólo da Sede atende todas as famílias dos bairros da cidade, Nazária, Lima e São Bento. A estrutura física do CRAS é composta por uma recepção, uma sala de Coordenação/Administrativa, duas salas de atendimento, um salão de reuniões, cozinha e banheiro. Está devidamente identificado conforme as orietações do Ministerio do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS. A equipe de funcionários do CRAS conta com uma Coordenadora: Nisia Chaves, uma Assistente Social: Ana Veronica, uma Psicóloga: Andrea Maia, uma Pedagoga: Glauriana Leite, uma agente administrativa: Danielly Thalita, uma recepcionista: Jeane, uma auxiliar de Serviços Gerais: Sulanir Rabelo e a equipe dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Liliane Maranhão (Coordenadora do Projovem -15 a 17 anos), Simone Pinheiro ( Coordenadora do SCFV - 06 a 15 anos), Glauriana (Coordenadora do grupo dos idosos), Vilamar ( instrutora de oficinas), Leigiane, Elineuda, Inacio, Monica, Elizete, Carmem e Camila (Orientadores Sociais) e Adriana, Natane, Rosimeire, Regis, Reginaldo, Eliano ( Faciliatdores de Oficinas).
Os recursos financeiros são assegurado através do repasse do Governo Federal através dos pisos e de recursos próprios do município que asseguram a infra-estrutura e os recursos humanos para o funcionamento do CRAS.












DIAGNOSTICO SOCIAL PARTICIPATIVO






Em fevereiro de 2012 a Secretaria de Assistencia Social através da Vigilancia Social em parceria com o CRAS realizou o I DIAGNOSTICO SOCIAL PARTICIPATIVO com o objetivo de fazer um levantamento das famílias em situação de vunerabilidade e risco sociais. Participaram do evento os Tecnicos do CRAS, Conselheiros Tutelares, Conselheiros da Assistencia Social (CMAS), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho do idoso (CMDI), equipe do Cadastro Único, Agentes de Saúde e representantes das Secretarias de Saúde e Educação.